Dicas e Manutenção


Pneus e Rodas

Pneus e rodas são equipamentos básicos de segurança. O estado de conservação e a calibragem correta garante a aderência na pista e a eficiência nas frenagens. A falta de calibragem ou calibragem incorreta provoca desgastes irregulares na banda de rodagem do pneu, diminuindo sua vida útil. Se a pressão for insuficiente o pneu gasta principalmente nas bordas; se for excessiva, o desgaste será maior no centro. Faça o rodízio, o alinhamento e balanceamento a cada 10.000 km, isso aumenta a vida dos pneus e mantém o conjunto da suspensão e direção equilibrados, melhorando a segurança e dirigibilidade do veículo.

Freios

Verifique regularmente: - O nível do fluído de freio. - A espessura das pastilhas a cada 10.000 km. - As lonas de freio e ajuste do freio de estacionamento a cada 30.000 km.

Troque o fluído a cada 2 anos, ou conforme a recomendação do fabricante. Ao trocar as pastilhas o mecânico deve medir a espessura do disco de freio. Se estiver dentro da tolerância poderá ser retificado para tirar qualquer imperfeição e garantir a durabilidade das novas pastilhas. Se estiver fora da medida, deverá ser substituído. Quando trocar as pastilhas evitar frear bruscamente nos primeiros 200 quilômetros para garantir o perfeito ajuste das pastilhas aos novos discos de freio.

Ar Condicionado

mantê-lo funcionando corretamente, o sistema deve ser ligado pelo menos 15 minutos por semana, mesmo nos dias mais frios. Isso é necessário para evitar o ressecamento das mangueiras e vedadores do compressor. É de extema importância que seja feito periódicamente a limpeza do Ar-Condicionado, eliminando germes e bactérias que podem estar em contato direto com nossa respiração.

Suspensão

Ruídos e falta de estabilidade nas curvas são os primeiros sinais de problemas! Faça uma revisão a cada 30.000 km: - Amortecedores, molas e batentes quanto a ação e vazamentos; - Folgas nas bandejas, buchas e pivôs; - Folgas nos terminais e barras de direção.

Cuidados com o óleo

Verifique o nível do óleo toda semana. Antes da primeira partida e com o veículo em piso nivelado retire a vareta do óleo, limpe-a com um pano ou papel insira e retire-a novamente. O nível de óleo deve estar entre as marcas "Min" e "Max". Caso esteja baixando óleo acima do normal ou constatado algum vazamento procure seu mecânico.

Liquidos de Arrefecimento

Verifique o nível da água no reservatório. Com o motor frio e veículo nivelado, a água deve estar entre as marcas "Min" e "Máx" do reservatório. Se houver necessidade de completar a água com muita frequência, Leve o veículo ao seu mecânico de confiança. VELAS DE IGNIÇÃO Devem ser trocadas conforme a recomendação do fabricante. Em geral a cada 20.000/30.000 quilômetros. Velas gastas causam falhas no funcionamento do motor, aumento no consumo e na emissão de poluentes.

Bateria

As disponíveis do mercado hoje são do tip o “seladas” , ou seja , não é preciso adicionar água. Alguns cuidados evitam que você fique na mão na hora de dar a partida: - Verifique periodicamente se os cabos estão limpos e bem fixados aos pólos da bateria.

Procure sempre seu mecânico de confiança para determinar junto com você as prioridades de manutenção do seu veículo e passar a ele o máximo de informações necessárias sobre a situação do veículo. Dessa forma, os custos com a manutenção preventiva se tornam extremamente baratos a médio e longo prazo, quando comparados aos custos de uma quebra.